Segundo Lidia Eugênia Cavalcante, autora do primeiro fascículo do Curso Mediadores de Leitura, efetuado pela Fundação Demócrito Rocha, a leitura está presente em nossas vidas, no cotidiano, desde as situações mais habituais, como tomar um ônibus observando o seu itinerário, preparar uma receita de bolo de chocolate ou mesmo lendo uma bula de remédio, às mais complexas, a exemplo das pesquisas científicas e terminológicas, leituras filosóficas etc. Podemos afirmar que a vida é mediada pela palavra, seja ela dita, vivida, narrada, contada, lida, cantada ou escrita.
Vivemos a observar aquilo que está em nosso entorno, com o que interagimos, interrogamos, concordando ou discordando, a partir das condições de inserção no mundo social e cultural do qual fazemos parte.
LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA, CLICANDO Mediadores de leitura
Com base, na leitura completa do texto "TEXTO: MEDIAÇÃO DA LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR", responda os seguintes questionamentos:
- Segundo o texto “Mediação da leitura e formação do leitor” de Lídia Eugênia Cavalcante, formar leitores críticos representa um desafio para todos os professores, bibliotecários, agentes de leitura, pais, mães, entre outros. De que forma, nós professores, podemos contribuir na formação de leitores críticos?
- A mediação da leitura caracteriza-se pela relação dialógica entre os sujeitos, o texto mediado e o ato mediador. Na dialogicidade dessa mediação Vicent Jouve (2002), citado no texto “Mediação da leitura e formação do leitor” de Lídia Eugênia Cavalcante, apresenta 5 dimensões que fazem parte desse processo. Quais são elas? Explique-as.
- De acordo com as ideais de Lídia Eugênia Cavalcante, o que nos leva a ler? Você concorda com a opinião da autora?
- De que depende o incentivo da leitura?
Fonte imagem: https://www.google.com/search?q=imagem+livros&client=firefox-b-d&sxsrf=ALeKk01tMG4vELeMGCpNFxsP0wtwnSkn8A:1607723377560&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi2xsOm9MbtAhVVE7kGHTLYDuoQ_AUoAXoECBIQAw&biw=1366&bih=654#imgrc=V0oV_qfPekyeNM
01.Quando nos referimos ao que chamamos de formação do leitor, precisamos deixar claro tratar se de uma ação educativa, e não de gerar formas ou moldes.Pensamos nas práticas dialogicas do ato de ler, do leitor como elemento principal dessa prática pedagógica, visto no seu todo como ser que age,pensa, reflete e analisa.
ResponderExcluir02.●Afetiva:a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido.
●simbólica:a dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor,que leva a uma pluralidade de interpretações do que é lido.
●Argumentativa:a leitura é argumentativa e polifônica traz consigo muitas vozes.
●cognitiva:ler significa descortinar, mudar de horizontes, interagir com o real, interpreta lo compreende lo e decidir sobre ele.
●crítica:Theodoro da Silva ressalta que um leitor critico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias, razões e desafios sociais.
03. Lemos por diferentes motivos, entretanto, o que mais deve aguçar o interesse do leitor é o desejo de ler o que a ele interessa, de modo a gerar desejo no conhecimento obtido. Ler é,pois,interrogar as palavras duvidar delas, amplia las. Deste contato desta troca nasce o prazer de conhecer, de imaginar de inventar a vida.
04. •planejar a prática da leitura com antecedência de modo bem detalhado:textos a serem lidos
•escolher textos adequados a situação e ao nível de compreensão dos leitores
•ler previamente os textos a serem trabalhados
•organizar a ambiência onde será o encontro
•expor livros e outros materiais de leitura de modo que possam gerar atração e curiosidade.
Allana Kessia Da Silva Santos
Excluir(1) Os professores devem criar dentro de cada sala de aula uma atmosfera positiva para conduzir o aluno ao encontro da leitura.
ResponderExcluirOs professores positivos sempre procuram o melhor em seus alunos.
O papel do professor é fundamental no ato de proporcionar conhecimento.
Os professores e educadores são importantes para transformar os alunos em leitores críticos.
A escola tem papel fundamental no estímulo da leitura.
É através dela que, muitas vezes, acontece o primeiro contato com o livro.
Logo, é indispensável tornar este momento o mais agradável possível para despertar a curiosidade das crianças.
A escola deve proporcionar espaços específicos para a leitura, oferecendo aos alunos o acesso a bons livros, jornais, revistas e vídeos.
O professor tem papel fundamental neste processo de ensino da leitura e escrita.
• A orientação do professor deve ajudar a provocar estímulo e participação, e também oferecer segurança, contribuindo para um bom desempenho das atividades.
O primeiro passo que o professor deve tomar é ensinar o aluno a aprender a ler, para então praticar estratégias de leitura.
01-fazendo com que os mesmoscompreendam que a leitura é uma forma de sempre estamos adiquirindo novos conhecimentos ,nos renovando que contribuir para o nosso crescimento intelectual,e que possa intender que aleitura nos faz seres mais ativos,críticos,conhecedores do mundo que vivemos e acima de tudo, seres cheios de conhecimento isso é algo que ninguém é capaz de toma de você. 02-afetiva:a leitura está envolta em sentimento e memorias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido,revelando emoções as mais diversas possíveis,como paixões,indignação,intimidade,identificação ou mesmo parcialidade. Simbólica:a dimensão simbolica da leitura se apresenta no imaginário do leitor,que leva a uma pluralidade de interpretações do que é lido.nesse sentido,cada indivíduo traz traços de suas experiências pessoais,dos valores e da cultura. Agurmentativa:a leitura é argumentativae polifônica(traz consigo muitas vozes).Na mediação de leitura,mediador apresenta uma direção argumentativa,porém permite ao leitor que ele interaja com o texto,dialogue com o autor,questione,concorde,acrescente ou faça interferências. Cognitiva:ler significa descortinar,mudar de horizontes,interagir com o real,interpreta-lo,compreende-lo e decidir sobre ele.desde o inicio a leitura deve contar com o leitor,com o leitor,com a sua contribuição ao texto, sua observação ao contexto,sua percepção do entorno.o prazer de ler é também uma descoberta.assim,o conhecimento vai se construindo aos poucos ,acompanhando o indivíduo em suas diversas fases de desenvolvimento congnitivo ao longo da vida.a leitura é um ato congnitivo-afetivo. Critica:Ezequiel theodoro da silva ressalta que um leitor crítico adentrar um texto desejando compreender as circunstância,as razões e os desafios sociais permitidos ou não por este texto(silva, 2002).Aleitura,além de critica,deve ser prazerosa.o ato de ler destrói certezas,pois a pessoa que lê questiona,se inquieta,analisa,podera,processa,indetificar-se. 03-sim,pois a leitura é a base da construção de nosso conhecimento,é algo extraordinário que nos liberta que atiçar nossa curiosidade,a autora nos mostra que o prazer pela leitura deve partir daquilo que o leitor se interessa em que o mesmo tenha mais e mais desejo pela leitura e isso se torne um hábito de querer conhecer sempre algo novo,é amar essa troca de conhecimento que só é adiquirido através da leitura. 04-isso pode ser uma pergunta que nos leva a refletir bastante,pois a convivencia com pessoas que tem o hábito da leitura é o começo para nos tornamos leitores que pensa,age,reflete,analisa e decide, é um sujeito que sempre quer aprender algo novo,pois a leitura é um ato de comunicação com o outro ou consigo mesmo,e também não esquecedo o mediador que deve ser amante da leitura e que disperte a curiosidade pelo ato de ler e consiga formar leitores que sempre estejam envolvidos com a leitura no seu cotidiano.
ResponderExcluir1)O papel do professor é fundamental no ato de proporcionar conhecimentos para contribuir na formação de leitores críticos, O professor precisa se tornar também um indivíduo do universo da leitura que esteja acompanhando o processo do conhecimento ou seja ele pode proporcionar atividades diferenciadas para seus alunos expressarem suas ideias por escrito também pode se apropria de habilidades, conteúdos e atividades importantes para a melhoria de sua prática pedagógica o professor tem um papel importante pois sua orientação deve ajudar a provocar estímulo e participação, e também oferecer segurança, contribuindo para um bom desempenho das leituras de seus aluno.
ResponderExcluir2) Afetiva: quando a criança descobre o universo de leitura que estar voltado para seus sentimentos é memorias dela.
>Simbólica: e a valorização da interpretação do leitor, torna-se um incremento para uma interpretação de forma imaginário
>Argumentativa: é aquela que traz opiniões e argumentos, as vezes vem com finalidade d defender determinada ideia e abertas para opiniões, argumentações é opiniões diferentes da que estar sendo discutida.
>Crítica: tem como base analisar um determinado texto, ou ideias diferentes concentrando-se numa reflexão voltada através de comparações, diferenciações e discussões de ideias.
3) eu concordo sim! Lemos por diversos motivos. Quando somos crianças seguimos muitos exemplos principalmente dos pais, professores lendo isso faz com que sua curiosidade da criança se destaque fazendo com que ela fique curiosa tendo em vistas os exemplos que são dados a ela. Após determinada fase de nossa vida a leitura é feita através da nossa curiosidade, como uma forma de calmaria, com uma terapia, ou em determinadas vezes lermos como um exercício para nosso cérebro, para nos aprofundar cada vez mais em conhecimentos!
04) > Organizar um local para ser o cantinho da leitura
>Torna a leitura divertida ou seja lúdica
>Apresentação de diferentes gêneros textuais
>Conexão dos interesses do leitor com o determinado texto
>Levar os alunos para bibliotecas, promover e incentivar o contato com os livros deixando que eles explorem.
>Poder da escolha para eles mesmo escolherem um determinado livro
>Seja sempre um leitor, seja exemplo para seus alunos
jussara Rodrigues !
Excluir1= devemos orienta e ajuda a provocar estimulos e participação oferecendo-lhe segurança contribuindo para um bom desempenho das atividades pois os professores e educadores São importantes para transformar os alunos em leitores criticos.
ResponderExcluir2
Afetiva : a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que e lido revelando emoções as mais diversas possíveis , como paixões, indignação, intimidade, identificação, ou mesmo parcialidade.
Simbólica : a dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor, que pluralidade de interpretações do que é lido .
Argumentativa : a leitura e argumentativa e polifônica traz consigo muitas vozes .
Cognitiva : ler significa descortinar, muda de horizonte,interagir com o real , interpretalo , compreendê-lo e decidir sobre ele .
Crítica : um leitor crítico adentra um texto desejando compreender as cincustâncias , as razões e os desafios sociais permitidos ou não por este texto ( Silva ,2002).
3= Lemos por diferentes motivos, entretanto, o que mais deve aguçar o
interesse do leitor é o desejo de ler o que a ele interessa, de modo a gerar desejo no conhecimento
obtido. “Ler é, pois, interrogar as palavras, duvidar delas, ampliá-las
4 =A leitura tem o poder de desenvolver a capacidade intelectual e crítica das pessoas , devendo assim , fazer parte do seu dia a dia e desenvolver a criatividade em relação ao seu próprio meio e o meio externo , pois somente através do incentivo a leitura é que serão conquistados resultados efetivos para educação
VALDENIA RODRIGUES
1)Nos professores tem um papel fundamental para transformar os alunos em leitores critico. A Escola deve proporcionar espaço especifico para a leitura oferecendo aos alunos o acesso a bons livros, jornais, revista e outros meios de comuniçoes.Os Professores tem a capacidade interesse despertar a leitura para os alunos.
ResponderExcluir2) Afetiva: a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se
conectarem com o que é lido, revelando emoções as mais diversas possíveis, como paixões,
indignação, intimidade, identificação ou mesmo parcialidade.
Simbólica: a dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor, que leva a uma
pluralidade de interpretações do que é lido.
Argumentativa: a leitura que apresenta uma direção argumentativa, porém permite ao leitor que ele
interaja com o texto, dialogue com o autor, o questione, concorde, discorde, acrescente ou faça
inferências.
Cognitiva: ler significa descortinar, mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo,
compreendê-lo e decidir sobre ele. Desde o início a leitura deve contar com o leitor, com a sua
contribuição ao texto, sua observação ao contexto, sua percepção do entorno.
Crítica: leitura, além de crítica, deve ser prazerosa. O ato de ler destrói certezas, pois a
pessoa que lê questiona, se inquieta, analisa, pondera, processa, identifica-se.
3) os professores os alunos temos o interesse ou motivo de cada dia que se passam de buscar leitura para se tornar cada vez mais bom leitor de repassar conhecimento da leitura para os nossos alunos.
04) >Levar os alunos para bibliotecas, promover e incentivar o contato com os livros deixando que eles explorem
> A orientação do professor deve ajudar a provocar estímulo e
participação.
>organizar a ambiência onde será o encontro
> ser um leitor para dar exemplo aos alunos.
Joana Rodrigues !
1. De uma forma direta, pois o professor é peça fundamental no desenvolvimento do aluno. Quando falamos de leitores críticos falamos de pessoas que são capazes de ler e interpretar, pessoas que buscam conhecimento e o aperfeiçoamento naquilo que está lendo e é na escola que se trabalha esses pontos de vista com o aluno.
ResponderExcluir2. Afetiva- apresenta dentro dela a capacidade de falar de ler tanto o presente como o passado, traz também o poder na emoção quando se fala de sentimento.
Simbólica- traz ao leitor o poder de demonstrar aquilo que foi aprendido através da interação com a sociedade. Tem como forma simbólica as suas experiências e suas origens no meio que se vive.
Argumentativo- proporcionar ao leitor opinar sobre o quê foi lido e assim colocar sua opinião em pauta.
Cognitiva- o hábito da leitura Há possibilidade de mudar o campo de visão e o conhecimento de uma forma participativa.
Crítica- a leitura crítica tem como finalidade a compreensão e a participação de forma direta no que se ler.
3. O desejo de participar e contribuir de forma direta na sociedade. Sim. Pois através da leitura podemos opinar e descurtir o que há de melhor para a sociedade e através da leitura podemos contribuir de forma crítica construtiva.
4. Depende da busca do conhecimento, do aperfeiçoamento do indivíduo e um planejamento de forma que busque a prática da leitura.
Carlos Augusto de Castro Pinto.
✓01- Os professores e educadores são importantes para transformar os alunos em leitores críticos,a orientação do professor deve ajudar a provocar estímulo e participação, e também oferecer segurança, contribuindo para um bom desempenho das atividades.
ResponderExcluir✓02*Afetiva É a leitura que envolve sentimentos e memórias, é a compreensão e envolvimento do que está sendo lido.
*Simbólica É a leitura onde nosso imaginário ganha vida, criamos,produzimos e vivenciamos nossa imaginação.
*Argumentativa É a leitura onde o leitor interage com o mediador.
*Cognitiva É a leitura onde o leitor interage , interpreta , compreende e amplia conhecimentos.
*crítica É a leitura onde o leitor crítico tem por base analisar o texto, deixando claro ao autor o que exatamente está sendo transmitido.
✓03-Sim, concordo com a autora porque a leitura é um ato de comunicação com o outro e consigo mesmo, é preciso ter prazer em ler e aperfeiçoar o encantamento no ato da leitura. Lemos por diferentes motivos seja um jornal ,uma receita,um romance valendo ressaltar que tudo o que formos lê devemos levar consigo o desejo e prazer.
✓04-leitura dá vida à imaginação e “abre mundos” para qualquer pessoa.Por isso, o incentivo à leitura nos primeiros anos da escola é de extrema importância para a formação de alunos leitores. Se aprender requer tempo, aprender a ler requer tempo e prática: só se aprende a ler, lendo. Daí a importância de incentivar nossos educando a prática da leitura.
Maria Isabel Veras dos Santos.
1. Uma pessoa não se torna leitor da noite para o dia, mas sim ao longo de sua vida... nós como professores podemos contribuir bastante na formação de um leitor crítico pois é também através de nós educadores que muitos começam a ler, podemos incentivar, procurar leituras que desperta o interesse e a curiosidade dos nossos alunos e assim estimular cada vez mais o interesse do nossos alunos pela leitura, estimular também do seu lado crítico, fazendo que a leitura faça parte do seu dia a dia.
ResponderExcluir2. Afetivo- quer dizer que a leitura fala de sentimento e memória, que fazem as pessoas ligasse com o que estão lendo, envolvendo emoções, sentimento e a se identificasse com o Lido e estimular o leitor sempre a buscar a leitura cada vez mais.
Simbólica- significa o imaginário, que leva fluido da Imaginação e de várias interpretações ao se ver, cada leitor traz para seu lado crítico e pessoal e assim criando uma relação entre a imaginação e a realidade.
Argumentativa- é uma leitura cheia de opiniões que gera vários questionamentos , essa faz com que o leitor se torne critico pois o mesmo Vai fazer vários argumentos.
Cognitiva- quer dizer tchau leitura tem que ser prazerosa tem que ter várias fases e várias descobertas, a leitura muda com o campo de visão de uma pessoa fazendo assim com que o leitor se desenvolva sempre mais com a prática da leitura.
Crítica- um leitor crítico tem que ser desenvolvido, pois o mesmo quando está fazendo uma leitura ele tem vários questionamentos, faz diversas análises, possui o domínio da leitura tendo o poder de reflexão.
3. A busca do conhecimento, o interesse o desejo de Sempre buscar o novo, e assim compartilhar o seu conhecimento e sua cultura. Neste caso Concordo plenamente com o posicionamento da autor do texto.
4. Depende de um planejamento do que você vai ler, para quem ler, buscar algo que traga para nossa realidade fazendo assim com que o leitor busque mais o interesse, ter leituras variadas e sempre buscando interpretar o que está lendo.
Jane Cléa Barbosa de Sousa.
1- A contribuição vem dos estímulos que nós podemos estar, estimulá-los com leituras que tenham a ver com sigo sabendo que se o aluno não tiver interesse quase nada ir adiantar mas mesmo assim o estímulo é a melhor ferramenta, podemos apresentar diversas nichos e assuntos para o aluno em sua leitura.
ResponderExcluir2- Afetividade: a leitura está envolvida em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com que é lido.
Simbólica: a dimensão simbólica da Leitura se apresenta no Imaginário do leitor que leva a uma pluralidade de interpretações do que é Lido.
Argumentativa: a leitura argumentativa e polifônica na mediação de leitura, o mediador apresenta uma direção argumentativa porém permite ao leitor que ele interage com texto.
Cognitiva: ler significa descortinar, mudar de Horizonte, interagir com o real, interpretá-lo, compreendê-lo e decidir sobre ele.
Crítica: um leitor crítico adentrar um texto desejando compreender as circunstâncias, as razões e os desafios sociais permitidos ou não por este texto.
3- sim, podemos dizer que o que nos leva a ler são diferentes motivos mas o fato da Leitura entrar em nossas vidas é algo extraordinário nela podemos estar em diversos lugares e diferentes Mundos somente com hábito da leitura e isso é algo extraordinário.
4- o incentivo à leitura depende todos ao nosso redor tanto professores como familiares e diversas nas pessoas mas o fato de nos organizar os e planejar irá no render uma grande diferença em nossos resultados.
01. Os professores e educadores são importantes para transformar os alunos em leitores críticos.A orientação do professor deve ajudar a provocar estímulo e participação, e também oferecer segurança, contribuindo para um bom desempenho as atividades. As relações entre linguagem orale escrita são os primeiros passos para aquisição e desenvolvimento da leitura. Não é uma tarefa fácil despertar no aluno a prática da leitura, é importante que a responsabilidade não seja apenas do professor de língua portuguesa, mas de todos os professores.
ResponderExcluir02.AFETIVA: A leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectar com o que é lido.
SIMBÓLICA: A dimensão simbolica da leitura se apresenta na imaginaçãodo leitor, que leva a uma pluralidade de interpretação do que é lido.
ARGUMENTATIVA: A leitura é argumentativa e polifônica (traz consigo muitas vozes). Na mediação de leitura, mediador apresenta uma direção argumentativa, porém permite ao leitor que ele interaja com o texto.
COGNITIVA: Ler significa descortina, mudar de horizontes,interagir com o real,interpreta-lo compreende-lo e decidir sobre ele. Assim, o conhecimento vai se construindo ais poucos , acompanhando o indivíduo em suas diversas fases de desenvolvimento cognitivo ao longo da vida.
CRÍTICA:compreender as circunstâncias as razões e os desafios sociais permitidos ou nãopor esse texto( SILVA 2002), A leitura , além de crítica deve ser prazerosa. O ato de ler destrói certezas ,pois a pessoa que lê quetiona, se inquieta,analisa pondera processa, identifica-se.
03. Por diferentes motivos nósleva a ler, o que interessa a ler, ler nos transporta, nos conduz de modo a gerar deejo no conhecimento óbito.
04. Quando uma criança é incentivada a ler ela se torna ativa e está sempre disposta a desenvolver novas habilidades, querendo sempre mais. Apresentar livros que estimula o hábito de ler pelo prazer. A partir daí elenca-se diversas vantagens, com a de que elas conheçam mundos novos e realidades diferentes para que desta forma elas possam construir sua própria linguagem,oralidade, valores, sentimentos e ideias, essas crianças levará para o resto da vida.A leitira está presente sempre no nosso dia a dia.
Leidione Ferreira
Excluir01)Os professores tem um papel de mediador muito importante no campo educacional,então os mesmos tem que pensar em estratégias em que os alunos possam adiquirir o prazer pela leitura e procure despertar neles o interesse e a curiosidade que os façam intender que é através da leitura que nos possibilita ser seres ativos,críticos,conhecedores do mundo que vivemos.
ResponderExcluir02)Afetiva:a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido.
Simbólica:a dimensão simbolica da leitura se apresenta no imaginario do leitor,que leva a uma pluraliade de interpretações do que é lido.
Argumentativo:a leitura é argumentativa e polifônica traz consigo muitas vozes.Na mediação de leitura,o mediador apresenta uma direção argumentativa,porém permite ao leitor que ele interaja com o texto,dialogue com o autor,o questione,concorde,discorde,acrescente ou faça inferências.
Cognitiva:ler significa descortinar,mudar de horizontes,interagir com o real,interpreta-lo compreende-lo e decidir sobre ele.
Crítica:Theodoro da silva ressalta que um leitor crítico adentra um texto desejando compreeder as circunstâncias,razões e desafios sociais.
03)sim concordo!pois a leitura faz parte do nosso cotidiano,ler é algo extraordinario,transformador, e a autora deixa bem claro que o prazer pela leitura deve partir daquilo que o leitor se interessa,isso se dá quando a curiosidade é despertada,pois ler é um exercício para o nosso intelectual,a leitura é a construção do nosso conhecimento ao longo de nossas vidas.
04)-planejar a prática com antecedencia,de modo bem detalhado:textos a serem lidos,ambiências,atividades.
-Escolher textos adequados à situação e ao nível de compressão dos leituras.
-Ler previamente os textos a serem trabalhados.
-Organizar a ambiência onde se dará o encontro.
-Expor livros e outros materiais de leitura de modo que possam gerar atração e curiosidade.
-Elaborar atividades dinâmicas e criativas.
Maria janaina sousa Magalhães
01) os professores devem ajudar estimular, fazendo com que esses alunos compreendem a leitura, proporcionando novos conhecimentos ,o papel do
ResponderExcluirprofessor e muito importante e fundamental para estimular, encentivar a leitura ,o professor pode ultilizar recurso pedagogico didático de forma criativa , buscando metodologia diferente e despertando curiosidade, fazendo com que esses alunos vão desenvolvendo a leitura .
02) •afetiva:q leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectaram com que é
lido.
•simbolica:a dimensão simbólica da leitura se apresentar no imaginaria do leitor, que leva a uma pluralidade de interpretações do que é lido.
•argumentativa:a leitura é argumentativa e polifônica (traz consigo muitas vozes) na mediação de leitura o mediador apresenta uma direção argumentativa.
•cognitiva: ler significa descortinar ,mundar de horizonte interagir com o real ,interpretalo compreender-lo e decidir sobre ele.
•critica: Ezequiel Theodoro da Silva ressalta que o leitor critico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias,as razões e os desafios sociais permitidos ou não por este texto (Silva,2002).
03) concordo sim , lemos por diferente motivos ,a leitura e muito importante essêncial para nós leitores através da leitura , compreendemos melhor o outro ,e onde buscamos novos conhecimentos ,onde somos informados sobre o que acontece no mundo ,a leitura é algo brilhante na nossa vida .
04)O professor devem encentivar que os alunos levem livros de histórias para casa , visitar a biblioteca ,a escola devem encentivar que leias quadrinhos revista jornais ,usar estratégias de atividades lúdicas e dinâmicas.
Laiane Rodrigues..
1.Podemos contribuir no que diz respeito a incentivar as crianças, no intuito de mostrar a todos o quanto a leitura é importante para o desenvolvimento dos mesmos.Conduzir a todos de forma adequada informando que a leitura abre uma variedade de possibilidades, também da linguagem verbal. Para formar um bom leitor não depende só de colocar o aluno para ler, mas sim fazer com que ele se torne um bom interpretador do que leu.
ResponderExcluir2-afetiva: é o leitor que nao somente ler, mais vive e interpreta com facilidade o que ler.Vêem a leitura como charme e admiram de forma coesa, tanto a leitura como seus personagens.° Simbólica se dar por meio das várias interpretações que o leitor tem a partir do momento que navega na leitura.°Argumentativa na sua composição permite ao leitor que ele interaja com o texto.°Cognitiva significa revelar algo novo, ou seja, interagir com o real. °Crítica ajuda o leitor a ler e compreender as circunstancias e as razões. além disso deve ser bem prazeroso essa leitura.
3. Lemos por diferentes motivos, entretanto, o que mais deve aguçar o interesse do leitor é o de ler aquilo que lhe interessa, de modo a gerar desejo no conhecimento obtido. Concordo com a escritora pois é isso mesmo que fazemos buscamos sempre por coisas que mais nos interessa, e chama a nossa atenção.
4- Deve-se organizar um bom local para a leitura e levar cada um a refletir, para termos o hábito da leitura ativa na vida das crianças é necessário apresentação de diferentes generos textuais, para que fique no interesse do leitor, a fim de que cada um possa sentir a boa sensação pela leitura.
MARTA SOARES MOTA
1.o professor tem um grande papel ao proporcionar novos conhecimentos para o aprendizado na formação de leitores críticos.Podendo orientar e ajudar no desempenho das atividades é contribuindo no desempenho de cada aluno,fazendo com que os mesmos entendam que a leitura é uma maneira de adquirir outros conhecimentos,se tornando grandes conhecedores de sua própria história e do mundo em que vivemos.
ResponderExcluir2.Argumentariva:é polifônica traz consigo muitas vozes.
Afetiva:está em volta em sentimentos e memórias.
Simbólica: Apresenta o imaginário do leitor, que leva a uma pluralidade de interpretação.
Cognitiva:significa descortinar,mudar horizontes,interagir com o real interpreta-lo,compreendemos é decidi sobre ele.
Critica:Theodoro da Silva ressalta que um leitor crítico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias,as razões é os desafios sociais.
3.Sim,pois lemos por inúmeros motivos,um deles é poder transmitir aquilo que aprendemos para as pessoas, com o intuito de contribuir de forma direta na sociedade.Podemos assim expressar nossas opiniões e ouvir também, o que tem a ser passado para nois,pois nunca sabemos tudo sempre vai existir algo novo.
4.O incentivo à leitura nos primeiros anos de escola é de grande importância para a formação de alunos leitores,dependendo assim principalmente de cada um.Mas também de um planejamento de quem vai transmitir esta leitura, apresentar livros que estimule a conta de dos alunos,levar os alunos para ver algo novo em uma biblioteca em um museu para que eles possam destrinxar novas histórias de como foi a história de suas vidas para trás.
Maria Naciane Avila Rogerio.
Acadêmico: JOSÉ LAILSON VASCONCELOS SOARES
ResponderExcluir1. Para tal, faz-se necessário que se desenvolvam práticas leitoras educativas, críticas, literárias e poéticas que tragam as memórias afetivas e que os indivíduos se reconheçam nessas leituras, evocando liberdade e autonomia.
2. 2Afetiva: a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido, revelando emoções as mais diversas possíveis, como paixões, indignação, intimidade, identificação ou mesmo parcialidade. Simbólica: a dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor, que leva a uma pluralidade de interpretações do que é lido. Argumentativa: a leitura é argumentativa e polifônica (traz consigo muitas vozes). Na mediação de leitura, o mediador apresenta uma direção argumentativa, porém permite ao leitor que ele interaja com o texto, dialogue com o autor, o questione, concorde, discorde, acrescente ou faça inferências. Cognitiva: ler significa descortinar, mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo, compreendê-lo e decidir sobre ele. Crítica: Ezequiel Theodoro da Silva ressalta que um leitor crítico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias, as razões e os desafios sociais permitidos ou não por este texto
3. A leitura na forma como é vista atualmente constitui-se em um ato libertador e emancipatório. Lemos por diferentes motivos, entretanto, o que mais deve aguçar o interesse do leitor é o desejo de ler o que a ele interessa, de modo a gerar desejo no conhecimento obtido. “Ler é, pois, interrogar as palavras, duvidar delas, ampliá-las. Deste contato, desta troca, nasce o prazer de conhecer, de imaginar, de inventar a vida.” (YUNES, Eliana, 1995, p.188). . sim pois antes de ter uma leitura de mundo,
4 Concluímos, assim, que é na infância, por meio da escola, da família ou na biblioteca onde aparecem as oportunidades de práticas e ações medi acionais, como as rodas de leitura, cotação de história ou indicação de livros.
01- o professor tem uma grande papel ao proporcionar grandes conhecimentos para o aprendizado na formação de leitores criticos podendo orientar e ajudar no desempenho de cada um. Fazendo com que os mesmo entendam que a leitura é uma maneira de adquirimos novos conhecimentos, se tornamos grandes conhecedores do mundo em que vivemos.
ResponderExcluir02- argumentativa= é politomica traz consigo muitas vozes.
Afetiva = está envolta em sentimentos e memórias.
Simbolico= apresenta o imaginário do leitor, que leva a uma pluralidade de interpretação.
Cognitiva= significa descortinar, mudar de horizonte, interagircom o real, interpretado, compreender o d decidir sobre ele.
Crítica = Theodoro da Silva ressalta que um leitor crítico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias as razões é aos desafios sociais.
03= sim pois lemos por inumeras motivos um deles é poder transmitir aquilo que aprendemos para as pessoas com intuito de contribuir de forma direta na sociedade podendo assim expressar nossas sociedade podendo assim repasssar é expressar nossas opiniões e ouvir também o quê tem a ser passado para nós, pois nunca sabemos de tudo, sempre vai existir algo novo.
04= o incentivo à leitura nós primeiros anos de escola é de extrema importância para a formação de alunos leitores. Dependendo assim primeiramente de cada um. Mais também de um planejamento de quem vai passar está leitura, apresenta livros que estimule a vontade dos alunos.levar os alunos numa biblioteca, contar histórias em quadrinho entre outros.
01- Devemos também sermos leitores, visto que desse modo podemos cada vez mais motivar os alunos, podendo proporcionar momentos para que os alunos participem, como por exemplo em rodas de leitura, para que eles possam se tornarem leitores.
ResponderExcluir2- a) afetiva: a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se
Conectarem com o que é lido, revelando emoções como: paixões, indignação, intimidade, identificação ou mesmo parcialidade
b) simbólica: a dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor, que leva a uma pluralidade de interpretações do que é lido. Como por exemplo: cada indivíduo traz traços de suas experiências pessoais, dos valores e da cultura.
c) argumentativa: a leitura é argumentativa e polifônica (traz consigo muitas vozes). Na mediação de leitura, o mediador apresenta uma direção argumentativa, porém permite que o leitor interaja com o texto, dialogue com o autor, o questione, concorde, discorde, acrescente ou faça inferências, e também exponha sua opinião.
d) cognitiva: ler significa descortinar, mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo,
Compreendê-lo e decidir sobre ele, desse modo ampliando seus conhecimentos
e) Critica: é quando o leitor no momento de leitura, por meios de questionamentos o leitor destrói certezas, pois a pessoa que lê analisa, questiona se inquieta, processa, pondera, identifica-se.
3- Ser leitor é um bom exemplo para que nossos alunos também sejam, devemos sempre praticar a leitura, visto que é um exercício para nosso cérebro, desse modo ampliando cada vez mais nossos conhecimentos.
4- A leitura tem o poder de desenvolver o raciocínio e a maneira de pensar das pessoas, por isso deve ser um hábito que todos devemos adquirir, na sala de aula alguns pontos são de de suma importância, para que tenhamos alunos leitores como por exemplo: as competências do (a) mediador (a), As condições nas quais as práticas se desenvolvem, os objetivos da mediação, a periodicidade das práticas, a acessibilidade da leitura como bibliotecas, ou rodas de leitura, a existência de acervos atrativos que gerem o interesse nos alunos.
Emanuel Mateus.