sábado, 13 de junho de 2020

TEXTO: MEDIAÇÃO DA LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR

Segundo Lidia Eugênia Cavalcante, autora do primeiro fascículo do Curso Mediadores de Leitura, efetuado pela Fundação Demócrito Rocha, a leitura está presente em nossas vidas, no cotidiano, desde as situações mais habituais, como tomar um ônibus observando o seu itinerário, preparar uma receita de bolo de chocolate ou mesmo lendo uma bula de remédio, às mais complexas, a exemplo das pesquisas científicas e terminológicas, leituras filosóficas etc. Podemos afirmar que a vida é mediada pela palavra, seja ela dita, vivida, narrada, contada, lida, cantada ou escrita.

Vivemos a observar aquilo que está em nosso entorno, com o que interagimos, interrogamos, concordando ou discordando, a partir das condições de inserção no mundo social e cultural do qual fazemos parte.

LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA, CLICANDO AQUI

Com base, na leitura completa do texto "TEXTO: MEDIAÇÃO DA LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR", responda os seguintes questionamentos:

 

  1. Segundo o texto “Mediação da leitura e formação do leitor” de Lídia Eugênia Cavalcante, formar leitores críticos representa um desafio para todos os professores, bibliotecários, agentes de leitura, pais, mães, entre outros. De que forma, nós professores, podemos contribuir na formação de leitores críticos?
  2. A mediação da leitura caracteriza-se pela relação dialógica entre os sujeitos, o texto mediado e o ato mediador. Na dialogicidade dessa mediação Vicent Jouve (2002), citado no texto “Mediação da leitura e formação do leitor” de Lídia Eugênia Cavalcante, apresenta 5 dimensões que fazem parte desse processo. Quais são elas? Explique-as.
  3. De acordo com as ideais de Lídia Eugênia Cavalcante, o que nos leva a ler? Você concorda com a opinião da autora?
  4. De que depende o incentivo da leitura?


25 comentários:

  1. 1- Incentivando a leitura em sala de aula,através de produção de textos,e dialogando sobre a importância de como buscar novos conhecimentos através disso. 2-afetiva,simbólica argumentativa,cognitiva e crítica. 3- Sim concordo.Lemos por diferentes motivos,entretanto o que mais deve aguçar o interesse do leitor é o desejo de ler o que a ele interessa. De modo a gerar interesse no conhecimento obtido. 4-É o desejo pelo conhecimento,o prazer de conhecer de imaginar de inventar a vida.

    ResponderExcluir
  2. 1)A construção da reflexão,liberdade,autonomia a compreensão da realidade social e cultural precisam ser sentidas e valorizadas.
    2)Caracteriza ;Em afetividade, simbólica ,argumentativa,cognitiva e critica.Atraves de nossas emoções é possivel admirar a singularidade de cada indivíduo e simbolizar diferentes sentidos e pensamentos,permitindo o direito de aprender o que lhe interessa de modo interativo,respeitando sua compreensão e dialogar de modo que mostre a mudar novos horizontes.Interagir com a realidade da vida se apoderando do saber e o processo q lhe questiona e permite.
    3)Sim. Através da leitura podemos ter pensamentos críticos que direcione aos diversos saberes seja profissional ou até mesmo pessoal.A leitura é um norte para se paronfundarmos em diferentes conhecimentos.
    4) Entender que casa indivíduo tem seu tempo, sua voz e estimular as práticas e planejar caminhos atraentes .

    ResponderExcluir
  3. 1- A partir do momento que eu questiono o meu aluno sobre determinadas leituras feitas por eles, fazendo com que eles façam suas próprias interpretações, expressando seu ponto de vista á cerca do que foi lido. Que o aluno possa se sentir motivado e curioso sobre o que leu tendo sua própria criticidade e tirando suas próprias conclusões.
    2- AFETIVA- A leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido.
    SIMBÓLICA- No imaginário do leitor que leva a uma pluralidade de interpretações do que é lido. Resignificando o que se lê.
    ARGUMENTATIVA- O mediador apresenta uma direção argumentativa, porém permite ao leitor que interaja com o texto. Dialogue com o autor, questione, concorde, discorde, acrescente ou faça interferências.
    COGNITIVA- Ler significa descortinar, mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo, compreendê-lo, e decidir sobre ele.
    CRÍTICA- A leitura além de crítica deve ser prazerosa. O ato de ler destrói certezas, pois a pessoa que lê questiona, se inquieta, analisa, pondera, processa, indentifica-se.
    3- Segundo a autora, o que nos leva a ler é principalmente o desejo de ler o que nos interessa, de modo de gerar desejo no conhecimento obtido. O qual concordo plenamente, pois a partir do momento que eu vou buscar na leitura aquilo que eu tenho interesse em conhecer, servirá como estímulo para mim e para as próximas leituras que eu venha a fazer.
    4- Da Própria curiosidade, do próprio conhecimento, da vontade que eu tenho de conhecer através da leitura qualquer coisa que eu esteja buscando. Esse incentivo pode partir de mim, através de professores incentivadores, de alguém próximo a mim ou de várias outras formas.

    Maria Fernanda dos Santos Pires

    ResponderExcluir
  4. 1- Fazendo com que ele busque o interesse pela leitura,o incentivando sempre tanto dentro de sala de aula,como a família dentro de casa,sempre a ler textos e fazer com que ele perceba o quão importante é ler.

    2- AFETIVA: a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido,revelando emoções as mais diversas possíveis.
    SIMBÓLICA: a dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor,que leva a uma pluralidade de interpretações do que é lido.
    ARGUMENTATIVA: a leitura é argumentativa e polifônica,permite que o autor interaja com o texto, dialogue com o autor,o questione,concorde, discorde,acrescente ou faça interferências.
    COGNITIVA: ler significa descortinar,mudar de horizontes,interagir com o real,interpreta-lo ,compreende-lo e decidir sobre ele
    CRÍTICA:um leitor crítico adentro um texto desejando compreender as circunstâncias,as razões e os desafios sociais permitidos ou não por este texto,a leitura além de crítica tem que ser prazerosa.

    3- Lemos por diferentes motivos, entretanto o que mais deve aguçar o interesse do leitor é o desejo de ler o que a ele interessa de modo a gerar desejo no conhecimento obtido.
    Sim concordo.

    4- Pode-se dizer que a leitura exerce um papel essencial na formação por meio dela aprendemos a se comunicar,e a dialogar com o mundo. O ato de ler produz conhecimento e faz com que possamos raciocinar sobre o objeto lido, obtendo nossas próprias opiniões sobre questões sociais enfrentadas no nosso dia-a-dia.
    Paula Emanuele Araújo Rogério

    ResponderExcluir
  5. 1- É preciso desafiar o leitor a ler
    a entender todo o conteúdo do texto,para q se possar ter conhecimento suficiente de analisar, refletir e da sua opinião.
    2- AFETIVA - são sentimento a qual o texto desperta no seu leitor em relação os personagens. SIMBOLICA- é de acordo com interpretação do leitor baseado em suas experiências vividas. ARGUMENTATIVA- existe uma interação entre o leitor é o texto a qual o leitor tem a liberdade de opinião. COGNITIVA- O leitor interagem diretamente com o texto através de observação percepção novos conhecimentos. CRÍTICA- o leitor analisar o texto compreender as noções das circunstância questionalas.
    3- Que a leitura está presente em tudo no nosso cotidiano,existe a necessidade da leitura para o nosso convívio porém existe a leitura prazerosa a qual é despertada pelo interesse a curiosidade do leitor.
    4- A busca do conhecimento a leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo a nossa volta,existe diversas formas para leitura.
    Maria Evilene Carneiro da Cruz

    ResponderExcluir
  6. 1:Devemos incentiva-los a ler diversos tipos de leitura, pedir para o aluno comentar o que chamou mais atenção, devemos despertar curiosidade no que está sendo lido, despertar o sendo critico,afetivo para que o aluno tenha uma prática de leitura.
    2:AFETIVA:a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se concentrarem com o que é lido.
    SIMBÓLICAS:a dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor, que leva a uma pluralidade de interpretação do que é lido.
    ARGUMENTATIVA:a leitura é argumentativa é polifônica(traz consigo muitas vozes).
    COGNITIVA:ler significa descortinar, mudar de horizontes interafor com o real, imterpreta-lo, compriende-lo e decidir sobre ele.
    CRÍTICA:a leitura além de crítica tem que ser prazerosa.
    3:segundo Lídea;Cavalcante, lemos por diferentes motivos,entretanto, o que maia deve aguçar o interesse do leitor é o desejo de ler o que a ele interessa ,de modo a gerar desejo no conhecimento obtido.sim concordo com a autora, devemos ler o que nos chama a atenção,o que nos desperta desejo e o que interessa mais no momento.
    4:as práticas sociais de escrita e leitura ainda não é uma realidade a se comemorar no nosso país. É importante o papel das políticas públicas para a promoção do acesso ao livro e à leitura , especialmente para população de baixa renda.
    LUZIMARIA DE FREITAS FREIRES.

    ResponderExcluir
  7. 1. É importante ouvir os leitores, o que eles pensam sobre a leitura e o que dela esperam e desejam, fazendo com que a leitura e o seu ambiente não esteja de forma desconectada com a realidade dos leitores.
    2. A) Afetiva: A leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido, revelando diversas emoções;
    B) Simbólica: Se apresenta no imaginário do leitor, cada individuo traz traços de suas experiências pessoais, dos valores e da cultura, o que leva a uma pluralidade de interpretações;
    C) Argumentativa: Na mediação de leitura, o mediador apresenta uma direção argumentativa, porém permite que o leitor interaja com o texto, dialogue com o autor, questione, concorde, discorde, etc;
    D) Cognitiva: Quando desde o inicio a leitura deve contar com o leitor,com a sua contribuição ao texto;
    E) Crítica: Quando o leitor adentra um texto desejando compreender as circunstâncias, as razões e os desafios sociais permitidos ou não por este texto.
    3. Segundo Lídia, lemos por diferentes motivos,mas o que mais aguça o interesse do leitor é o desejo de ler o que a ele interessa, de modo a gerar desejo no conhecimento obtido.
    Sim, concordo com Lídia, pois quando lemos algo que pra nós é realmente interessante, a leitura fica mais prazerosa, fazendo com que tenhamos mais interesse pela leitura.
    4. O texto diz que "o leitor se constrói ao longo da vida", o que significa que, para se ter o incentivo à leitura é necessário que se desenvolvam práticas leitoras educativas, críticas literárias e poéticas que tragam as memórias afetivas e que os indivíduos se reconheçam nessas leituras, invocando liberdade e autonomia, fazendo com que eles se reconheçam no ambiente da leitura, dispertando assim o interesse.

    ResponderExcluir
  8. 1. É importante ouvir os leitores, o que eles pensam sobre a leitura e o que dela esperam e desejam, fazendo com que a leitura e o seu ambiente não esteja de forma desconectada com a realidade dos leitores.
    2. A) Afetiva: A leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido, revelando diversas emoções;
    B) Simbólica: Se apresenta no imaginário do leitor, cada individuo traz traços de suas experiências pessoais, dos valores e da cultura, o que leva a uma pluralidade de interpretações;
    C) Argumentativa: Na mediação de leitura, o mediador apresenta uma direção argumentativa, porém permite que o leitor interaja com o texto, dialogue com o autor, questione, concorde, discorde, etc;
    D) Cognitiva: Quando desde o inicio a leitura deve contar com o leitor,com a sua contribuição ao texto;
    E) Crítica: Quando o leitor adentra um texto desejando compreender as circunstâncias, as razões e os desafios sociais permitidos ou não por este texto.
    3. Segundo Lídia, lemos por diferentes motivos,mas o que mais aguça o interesse do leitor é o desejo de ler o que a ele interessa, de modo a gerar desejo no conhecimento obtido.
    Sim, concordo com Lídia, pois quando lemos algo que pra nós é realmente interessante, a leitura fica mais prazerosa, fazendo com que tenhamos mais interesse pela leitura.
    4. O texto diz que "o leitor se constrói ao longo da vida", o que significa que, para se ter o incentivo à leitura é necessário que se desenvolvam práticas leitoras educativas, críticas literárias e poéticas que tragam as memórias afetivas e que os indivíduos se reconheçam nessas leituras, invocando liberdade e autonomia, fazendo com que eles se reconheçam no ambiente da leitura, dispertando assim o interesse.
    Tarciana gomes da silva kavalkievicz

    ResponderExcluir
  9. 1-de forma q o aluno possa praticar constantemente a leitura de vários textos e extrair o seu significado.
    2-sao elas :AFETIVA a leitura está envolta em sentimento e memórias q levam as pessoas a se conectarem com o q é lidos.
    SIMBÓLICA : a dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor
    AGUMENTATIVA : a leitura e agumentativa e polifônica traz consigo muitas voz.
    CONGNITIVA: Ler significa descortinar mundo de horizontes,interagir com o real intepreta-lo compreende-lo e decidir sobre ele.
    CRITICA:Ezequiel Theodoro da Silva ressalta q leitor critico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias
    3-Nos leva gosta de ler o incentivo à motivação de td e concordo sim com a auditoria do texto pq ler nos leva a conhece história e e conhecimento.
    4-Do próprio alunos qnd tem força de vontade de quere conhecer o mundo da leitura
    Adriana Ferreira de moura

    ResponderExcluir
  10. Questão 1: De maneira que se desenvolvam práticas leitoras educativas,críticas literárias e poéticas que tragam as memórias afetivas e que os indivíduos se reconheçam nessas leituras,evocando liberdade e autonomia. É importante saber que não adianta somente o acesso ao livro senão houver um convite a leitura especialmente para iniciante dessa aventura independentemente da faixetaria ou classe social.
    Questão 2: Afetiva é a leitura que está em volta em sentimentos e memórias que leva as pessoas a se conectarem com que é lido.
    Simbólica é aquela que apresenta no imaginário do leitor, que leva a uma interpretação do que é lido.
    Argumentativa é decorrente o mediador que apresenta uma direção argumentativa porém permite ao leitor que ele interaja com o texto,dialogue com o autor ou questione.
    Cognitiva é aquela que interaje com o real interpreta-lo ,compreende-lo e decidir sobre ele ,a leitura é um ato cognitivo afetivo.
    Crítica é um leitor crítico que adentra um texto desejando compreender as circunstâncias ,as razões, os desafios socias,permitidos ou não por esse texto.
    Questão 3: Concordo,pois a importância da leitura é inexplicável, quando se lê um livro a gente viaja ,a leitura é um ponto a pé inicial para tudo na nossa vida ,lê é interpretar pois você precisa praticar para ter bons resultados.
    Questão 4: Vai depender muito do sujeito,por mais que haja incentivo cabe a ele decidir se vai querer ser um bom leitor ou não.

    FRANCISCA ZENILDA BRAGA DE SOUSA

    ResponderExcluir
  11. 1- O professor e a escola tem um papel indispensável, o incentivo na vida do aluno deve ser feito de forma lúdica para que ele entenda que a leitura é algo prazeroso dessa forma ele terá prazer em ler tornando a situação legal e divertida no cotidiano escolar deve estar presente, ampliando assim a capacidade cognitiva de cada ser. Para tal, é necessário que se
    desenvolvam práticas leitoras educativas, críticas literárias e poéticas que tragam as memórias
    afetivas e que os indivíduos se reconheçam nessas leituras, evocando liberdade e autonomia.
    2- a) Afetiva: a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se
    conectarem com o que é lido, revelando emoções as mais diversas possíveis.
    b) Simbólica: a dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor, que leva a uma
    pluralidade de interpretações do que é lido.
    c) Argumentativa: a leitura é argumentativa e polifônica (traz consigo muitas vozes). Na mediação
    de leitura, o mediador apresenta uma direção argumentativa, porém permite ao leitor que ele
    interaja com o texto, dialogue com o autor, o questione, concorde, discorde, acrescente ou faça
    inferências. Vale salientar que cabe ao mediador avaliar o nível de compreensão argumentativa do
    grupo para quem a prática é desenvolvida.
    d) Cognitiva: ler significa descortinar, mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo,
    compreendê-lo e decidir sobre ele.
    e) Crítica: Ezequiel Theodoro da Silva ressalta que um leitor crítico adentra um texto desejando
    compreender as circunstâncias, as razões e os desafios sociais permitidos ou não por este texto A leitura, além de crítica, deve ser prazerosa.
    3- Eugenia fala que o que nos leva a ler é principalmente o desejo de ler o que nos interessa, de modo de gerar desejo no conhecimento obtido. Corcordo com a autora,pois aquilo que nos causa curiosidade nos causa interesse em buscar por informações nos trazendo o desejo de ler para conhecer o fato.
    4-É muito importante ler,pois com a leitura aprendemos novas palavras,melhoramos nossa ortografia,a leitura depende de incentivos quando o individuo ele busca o conhecimento naquilo que ele não conhece,de forma que ele passa a ler,ou seja incentivado por alguém,por uma noticia ou da sua própria vontade mesmo.
    Maria Gislene Ferreira

    ResponderExcluir
  12. 1_ Que cada professor constrói no cotidiano o ato da leitura quando se refere a uma ação educativa e não de gerar formas ou modelos. Pensamos nas práticas diálogadas do ato de ler do leitor como elemento principal dessa prática pedagógica

    2_ Efetiva: a leitura está em volta em sentimentos e memórias.
    Símbologia: a dimensão símbolica da leitura se apresenta no imaginário do leitor.
    Argumentativa: a leitura argumentativa e polifônica.
    Cognitiva: ler significa descortinar, mudar de horizontes, interagir com o real.
    Crítica: ressalta que um leitor crítico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias, as razões e os desafios sociais.

    3_ Sim, lemos por diferentes motivos,entretanto, o que mais deve aguçar o interesse do leitor é o desejo de ler o que a ele interessa, modo a gerar desejo no conhecimento obtido.

    4_ Do interesse de cada um, do incentivo de professores, da curiosidade e da busca por aprendizado.

    Maria Socorro Rodrigues dos Santos

    ResponderExcluir
  13. 1.Podemos contribuir incentivando o aluno a ler, fazendo com que ele sinta gosto e apreciação por a leitura.
    2.AFETIVA:a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido.
    SIMBÓLICA:A dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor que leva uma pluralidade de interpretações do que é lido.
    ARGUMENTATIVA:Traz consigo muitas vozes.
    COGNITIVA:ler significa descortinar,mudar de horizontes
    CRÍTICA:A leitura além de crítica deve ser prazerosa.
    3.sim,concordo plenamente com a opinião da autora,a leitura faz parte do processo de comunicação cotidiana que ocorre entre os sujeitos e que envolve interações sociais e trocas.
    4.Depende do incentivo dos pais e professores,e da criança da sua própria curiosidade e apreciação pela a leitura.
    Francisca Gisele Rodrigues Teixeira

    ResponderExcluir
  14. 1- Que cada professor constrói no cotidiano atos de leituras quando se refere uma ação educativa e não de geral forma ou modo e também incentivando a leitura em sala de aula através de texto.

    2- Afetiva- A leitura está em volta de sentimento e memoriais que se elevam as pessoas conectarem como que é lidos.
    Simbólico- A dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor
    Agumentativa- A leitura e argumentativa e polifônicos trás consigo muita voz
    Congnitiva- ler significa descortinar mudar de horizonte interagir com o real interpreta compreender e decidir sobre ele
    Critica- Ezequiel Teodoro da Silva, ressalta que crítico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias razões e o desafio social permitido ou não por esse texto.

    3- Sim, concordo com Lídia pois quando lemos algo que pra nós é realmente interessante a leitura fica mais prazerosa.

    4- Sim, vai depender muito da pessoa quando tem força de vontade no mundo da leitura, querer conhecer etc.

    Maria Erinalda de Freitas Moura

    ResponderExcluir
  15. 1-Mediar a leitura:podemos dizer que os pais pode ser uns dos primeiros mediadores da leitura,no começo da infância dos seus filhos,pois um leitor se constrói ao longo da vida.

    2-As dimensões dialógica da leitura:A dimensão da mediação da leitura é caracterizada pelas relações que se tem entre os sujeitos,ou seja,o mediado é o ato mediador.E assim nos dando dimensões:como a efetiva;que é que envolve sentimentos, e emoções as mais diversas possíveis.
    A simbólica;que lhe dá uma pluralidade de interpretações.E assim como a Argumentativa;que é uma forma de discussão sobre o texto que se foi lido.
    Cognitiva ;trazer o que se ler para realidade de vida.E a crítica;Uma forma de criar sua própria opinião sobre o que foi lido.

    3- Formando e formadores :Que cada um tem o direito de se expressar da forma que se foi compreendido, ou seja,expõe o que leu,e o que foi entendido.e o mediador tem que gostar ler,é um sujeito crítico onde sua compreensão seja passada de uma forma transparente.

    4- Mediação da leitura na prática:ser um leitor que gosta de ler,que compreende o que se tá lendo,que saiba passar de uma forma compreensiva.

    Maria Natália Araújo Farias

    ResponderExcluir
  16. 1-Levar em consideração o público,pessoas de diversas idades e níveis de alfabetização e letramento é necessário que se desenvolvam práticas leitoras educativas , críticas literárias e poéticas que tragam memórias afetivas e que o indivíduo se reconheça nessas leituras envocando liberdade e autonomia.

    2-(1)Afetiva:que envolvem sentimentos e memórias.
    (2) Argumentativa:O mediador apresenta uma direção argumentativa porém permite ao leitor que ele interaja com o texto, dialogue com o autor,o questione,concorde, discorde, acrescente ou faça interferências.
    (3) Simbólica:Que se apresenta no imaginário do leitor.
    (4) Cognitiva:ler significa mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo, compreendé-lo e decidir sobre ele.
    (5) Crítica:o leitor crítico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias,as razões e os desafios permitidos ou não por este texto.
    3-concordo com ela .Deve se ter o interesse e a curiosidade pela leitura.
    4-Dos pais ,da família da escola e da própria criança .
    Carliane ferreira de Sousa

    ResponderExcluir
  17. 1 incentivandonado uma assunto que posso lhe chama atenção atravéz de brincadeira, histórias,e perguntas
    2 AFETIVA a leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido revelando emoções
    SIMBÓLICA dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor, que leva a uma
    pluralidade de interpretações
    ARGUMENTATIVA a leitura é argumentativa e polifônica (traz consigo muitas vozes). Na mediação de leitura o mediador apresentar uma direção argumentativa
    COGNITIVA significa descortinar, mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo,compreende-lo e decidir sobre ele
    CRITICA Ezequiel Theodoro da Silva ressalta que um leitor crítico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias, as razões e os desafios sociais permitidos ou não por este texto

    3 sim pois é atravez da leitura desenvolvemos novas edeias opinião para que possamos está sempre abertos a novos conhecimentos
    4 depende de você buscar novos saberes pois é atravez da leitura que ampliamos nosso desenvolvimento e ficamos aberto a está sempre a aprender cada vez mas

    ResponderExcluir
  18. 1. Buscar fazer conexões entre a realidade do cotidiano e os interesses do leitor, dar o acesso ao conhecimento, identificando e apresentando as alternativas de acesso a leitura.

    2. * Afetiva. É onde o leitor envolve-se no que é lido, criando relações.
    * Simbólica. O leitor dar o seu significado ao que lê, isso de acordo ao meio e ideias que o mesmo possui
    * Argumentativa. Acredito que seja a leitura onde há interação, onde leitor interage com o que se lê.
    * Cognitiva. É o momento da descoberta onde se é construído o prazer pela leitura.
    * Crítica. Para o leitor crítico é um desafio a leitura a compreensão, para futuros questionamentos.

    3. A necessidade por conhecimento, e a autora da ênfase aos diversos tipos de se ler e interpretar, que com a prática o conhecimento flui.

    4. São vários fatores que pesam para incentivar, acredito que o meio ao qual estar inserido, o estímulo da família, da escola tudo com a ajuda dos recursos.

    LUISA VANESSA LOPES SANTOS.

    ResponderExcluir
  19. 1. Utilizamos a leitura em vários locais e com diversas finalidades em nossas vidas: no trabalho, na escola, no lazer ou em casa. A formação do leitor inicia-se no âmbito escolar e se processa em longo prazo, tendo como mediador o professor, o qual pode encontrar a possibilidade de diversificar o conhecimento.

    2. São elas:
    •Afetiva: A leitura está envolta em sentimentos e memórias que levam as pessoas a se conectarem com o que é lido.
    •Simbólica: A dimensão simbólica da leitura se apresenta na imaginação do leitor.
    •Argumentativa: A leitura é argumentativa e polifônica(traz consigo muitas vozes).
    •Cognitiva: Ler significa descortinar, mudar de horizontes, interagir com o real, interpretá-lo compreendê-lo e decidir sobre ele.
    •Crítica: Um leitor crítico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias.

    3. A leitura é um ato de comunicação com o outro ou consigo mesmo, daí a necessidade de se ler criticamente para o exercício da cidadania.

    4. Ler sempre será uma parte fundamental para a vida em sociedade. Ler é muito mais do que reconhecer as letras e formar palavras, ler é dar sentido às palavras e aplicar o que se lê a própria vida, para que assim, seja possível agregar conhecimentos.

    Ivana Késsia dos Santos Viana

    ResponderExcluir
  20. O papel do professor e fundsmental ato de proporcionar conhecimento os professores e educadores São importante para transformação os alunos em leitores criticos.
    02.AFETIVA.a leitura esta envolta em sentido e memorias que levam as pessoas a se conectarem com o que e lido,relevando emoções as mais diversas possiveis . Como paixões, indignidade, intimidade, identificação ou mesmo porcialidade.
    SIMBÓLICA.a dimensão simbólica da leitura se apresenta no imaginário do leitor ,que leva a uma pluralidade de interpretação do que e lido. Nesse sentido ,cada individuo.
    ARGUMENTATIVA.a leitura e argumentação traz consigo muitas vezes na medicação de leitura o mediador apresenta uma direção argumentativa,porem permite ao leitor que ele enteraja com o texto
    COGNITIVA.ler segnifica descortinar , mudar de horizonte, enteragir com o real ,interpretar lo compreender lo e dicidir sobre ele.
    CRITICA.EZEQUIEL THEADORO DA SILVA ressalta que um leitor crítico adentram em um texto desejando compreender as circunstâncias as razões e os desafios sociais permitindo ou não esse texto.
    03.Temos por diferentis motivos entanto o que mais deve ajudar o interesse do leitor eo desejo de ler o que de modo gerar desejo no conhecimento.
    04.Desenvolver hábitos de leituta desde os anos iniciais e do ensino fundamental construir para a formação de leituras como a escola pode trabalhar a leitura dentro e fora da sala de aula .
    NOME:MARIA MONALICE DE OLIVEIRA TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  21. 1- É preciso desafiar o leitor a ler e entender o conteúdo para ter um bom conhecimento para refletir e da sua opinião 2- Afeita- são sentimentos, pois o texto desperta no leitor uma relação de personagens .SIMBOLICAS- vai de acordo com a Boa interpretação do leitor com base na sua experiência. Argumentativa- é uma interação entre os leitores e o texto. Cognitiva- é onde há interação do leitor com o texto, através de observação e novos conhecimentos. Crítica- onde o leitor Faz um analis do texto e passa a compreender. 3-A leitura tem q estar presente em todo momento do nosso cotidiano, e assim de uma forma bem prazerosa. 4- A leitura é uma busca de conhecimento para uma boa percepção na nossa vida e na vida dos nossos alunos. Maria Elijane Xavier de Queiroz

    ResponderExcluir
  22. 01.o papel do professor e fundamental no ato de proporcionar conhecimentos os professores e educadores são importante para transformação de alunos em leitores criticos .
    02.AFETIVA.a leitura esta envolta em sentimento e memorias que levam as pessoas a se conectarem com o que e lido, relevando emoções os mais diversos possiveis.
    SIMBÓLICA. a dimensão simbolica da leitura se apresenta no imaginario do leitor que leva a uma pluralidade de interpretação do que e lido.
    ARGUMENTATIVA.A leitura e argumentação tras consigo muitas vezes na mediação de leitura o mediador apresenta uma direção argumentativa ,porem permite ao leitor que enteraja com o texto .
    COGNITIVA.Ler significa descortinar, mudar de horizonte , enteragir com a real ,interpreta lo compreender lo e decidir sobre ele .
    CRITICA.EZEQUIEL THEADORO DA SILVA ressalta que um leitor critico adentram um texto desejando compreender as circunstâncias as razoes e os desafios sociais permitindo ou não por este texto.
    03.Temos por diferentis motivos ,entanto O que mais deve ajudar o interesse do leitor o desejo de gerar um conhecimento .
    04.Desenvolver habitos de leitura desde os anos iniciais e do ensino fundamental contribuir para formação de leitura comoa escola pode trabalhara leitura dentro e fora da sala de aula.
    NOME:MARIA MONALICE DE OLIVEIRA TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  23. 01.o papel do professor e fundamental no ato de proporcionar conhecimentos os professores e educadores São importante para transformar os alunos em leitores críticos.
    02. AFETIVA.A leituta está envolta de sentimentos e memórias que levam as pessoas se concentrarem com que e lido.
    SIMBÓLICA. A dimensão simbólica da leitura se apresenta na imaginario do.leitor que levam a uma pluralidade de interpretação do que e lido .
    ARGUMENTATIVA.A leitura e argumentação traz consigo muitas vezes na mediação de leitura o mediador apresenta uma direção argumentativa, porem permite ao leitor que ele enteraja com o texto.
    COGNITICA.Ler significa descortinar mudar de horizonte, interagir com a real ,interpreta lo compreender Lo e decidir sobre ele .
    CRÍTICA. EZEQUIEL THEODORO DA SILVA ressalta que um leitor critico adentram em um texto desejandocompreender as circunstâncias as razõese os desafios sociais permitindo ou não pelo o texto
    03.Temos por diferentes motivos entretanto o que maisdeve ajudar o interesse do leitor e o desejo de gerar conhecimentos.
    04.Desenvolver habitos de leitura desde os anos iniciais e so ensino fundamental contribuir para a formação de leitura como a escola pode trabalhar a leitura dentro e fora da sala de aula.
    NOME:MARIA MONALICE DE OLIVEIRA TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  24. Maria itamires do Nascimento
    1- Que cada professor construi no cotidiano atos de leituras quando se refere uma ação educativae ñ de geral forma de modo e Tambem incentivando a leitura em sala de aula atreves de texto.
    2- * Afetiva: Que envolvem sentimentos e memorias.
    *Argumentativa: O medidor apresenta uma dirição argumentativa porem permite ao leitor q ele intraja com o texto e dialogue com o autor.
    *Simbólica: Que se apresenta no imaginario do leitor.
    *cognitiva: ler significa mudar de horizontes,interagir com o real, interpretá-lo.
    * crítica: O leitor critico adentra um texto desejando compreender as circunstâncias , as razãos e os desagios.

    3- Concirdo com ela deve se ter o interesse e curiosidade pela leitura.

    4- Das pais da família da escola e da propria crianças.

    ResponderExcluir

TEXTO: MEDIAÇÃO DA LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR - TURMA PEDAGOGIA BROTAS

Segundo Lidia Eugênia Cavalcante, autora do primeiro fascículo do Curso Mediadores de Leitura, efetuado pela Fundação Demócrito Rocha, a lei...